De acordo com Virgínia Marçal, a receita das Bonecas é simples, mas exige trabalho, cuidado e experiência. Usualmente faz-se a receita para 15 a 18 quilos de farinha. Na confeção que a Virgínia e a sua neta fizeram para este registo usaram as seguintes quantidades:

5 kg de farinha sem fermento, 1,8 kg de açúcar, 200 gramas de fermento de padeiro, 125 gramas de erva-doce, 60 gramas de canela, uma pitada de sal, 6 ovos, e água morna.

bonecas-ingredientes.jpg
bonecas-massa.jpg
bonecas-crus.jpg
bonecas-palhais-2.jpg
bonecas-c-ovo.jpg
bonecas-forno-preparado.jpg
bonecas-forno-1.jpg
bonecas-forno-prontos.jpg
bonecas-palhais-imagem.jpg
bonecas-cozidos-2.jpg
bonecas-mercado.jpeg
previous arrow
next arrow
bonecas-ingredientes.jpg
bonecas-massa.jpg
bonecas-crus.jpg
bonecas-palhais-2.jpg
bonecas-c-ovo.jpg
bonecas-forno-preparado.jpg
bonecas-forno-1.jpg
bonecas-forno-prontos.jpg
bonecas-palhais-imagem.jpg
bonecas-cozidos-2.jpg
bonecas-mercado.jpeg
previous arrow
next arrow


Modo de preparação:
Inicialmente, o fermento é dissolvido em água numa parte da farinha, criando uma "massinha" que é deixada a levedar antes de se juntar os restantes ingredientes (levedar cerca de trinta a quarenta e cinco minutos).

  1. Juntar os restantes ingredientes e amassar até a massa ficar homogénea.
  2. A massa volta a levedar, coberta com uma toalha e um cobertor para manter o calor (cerca de hora e meia ou duas horas).
  3. Dividir a massa e moldar em pequenas bonecas (triângulo para o corpo da boneca e tira comprida para fazer os braços). Colocar cerca de 4 a 6 bonecas em “latas” (tabuleiros) para ir ao forno.
  4. Pincelar as bonecas com gema de ovo e deixar levedar ao sol (cerca de vinte minutos). Segundo a Virgínia, antigamente, em vez de um pincel, usava-se uma "maçaneta" feita de pano para cobrir as bonecas com o ovo.
  5. As bonecas são depois cozidas em forno tradicional, monitorando-se cuidadosamente o tempo de cozedura. Usualmente um tabuleiro de 5 bonecas coze em 5-10 minutos (conforme o calor do forno).
  6. Cozedura: O forno é preparado com lenha de pinheiro e sobreiro. João Duarte destaca a importância de usar os materiais corretos e de preparar o forno de forma adequada para garantir a qualidade dos bolos.

A cozedura das bonecas é rápida, exigindo que cada boneca seja controlada de perto para evitar que queime. Após a cozedura, as bonecas são colocadas sobre papel para absorver a humidade e garantir que se mantêm frescas. Virgínia lembra que antigamente as bonecas eram os únicos brinquedos disponíveis para muitas crianças, compradas nas romarias pelas mães e avós para as filhas e netas.